WIPEOUT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

WIPEOUT

Dedidcado ao melhor desporto do mundo, BODYBOARD!
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 O Pai, SR. SILVA

Ir para baixo 
AutorMensagem
João Simões

João Simões


Número de Mensagens : 54
Idade : 29
Localização : Nazaré
Data de inscrição : 06/12/2008

O Pai, SR. SILVA Empty
MensagemAssunto: O Pai, SR. SILVA   O Pai, SR. SILVA Icon_minitimeQua Ago 05, 2009 6:54 am

ENTREVISTA COM O PAI, "SR. SILVA" 

José Ângelo Garcia da Silva, 48 anos, actualmente a exercer a profissão de Decorador. Entre muitas curiosidades sobre este atleta basta reter que tem como onda favorita Super Tubos e como praia de sonho Puerto Escondido. Conhece um pouco mais sobre um dos atletas mais "velhos" a praticar bodyboard em Portugal.. 
 
 O Pai, SR. SILVA Bbtotalsrsilvaface.th
1. Em primeiro lugar, gostávamos de saber como é um dia normal do Sr. Silva e como consegue compatibilizar o Bodyboard com a sua profissão? 

R: Um dia normal para o "Sr. Silva" (eu) é acordar de manhã cedo para ir trabalhar, o que me ocupa a maior parte do dia, impossibilitando-me de surfar durante a semana. Assim sendo organizo todo o meu trabalho, para ao fim-de-semana, estar livre para desfrutar daquilo que neste momento me dá mais prazer fazer, que é surfar. 


2. Como surgiu o Bodyboard na sua vida? 

R: O bodyboard surgiu quando ia levar o meu filho a surfar e tinha que apanhar enormes secas até ele sair. Um certo dia, numa de brincadeira decidi experimentar com o material dele. A partir daí despertou-se um novo interesse que me fez deixar o Karaté, modalidade que pratiquei 22 anos, para desfrutar das belas sensações que o bodyboard nos dá. 


3. Quais são as vantagens notórias que advém da prática de BB que acha que serão um motivo forte para qualquer interessado indeciso experimentar fazer BB sem qualquer hesitação. 

R: Para mim a principal vantagem é mesmo a de ajudar a estabilizar os níveis de stress causado pelo trabalho. Existem também muitas outras vantagens, como conhecer gente nova, novas praias, entre outras. 


4. Por incrível que pareça, começou a fazer depois do seu filho Tiago Vasconcelos. Foi ele o principal impulsionador do seu bichinho pelo mar e pelas ondas? 

R: Não foi ele directamente, como já referi atrás foi ao ter que esperar por ele que esse bichinho começou a surgir e claro que assim que lhe disse que queria experimentar ele me deu logo as primeiras indicações e apoio. 


5. Como sabe, a presença de pai e filho dentro de água a praticar Bodyboard ainda não é muito vulgar em Portugal e principalmente no BB, ao invés de países como a Austrália, onde se vêm 3 a 4 gerações da mesma família a surfarem em conjunto. Acha que isso a longo prazo irá mudar? 

R: Sinceramente não sei, apesar deste desporto estar a crescer um pouco mais, acho que ainda não é o suficiente para que se comece a ver com tanta frequência, pois também exige alguma condição física para a sua prática e alguma força de vontade. 


6. Como pai/atleta, gostávamos de perceber qual é a sensação de surfar ao lado do seu próprio filho e ambos partilharem momentos e manobras únicas, Surftrips, campeonatos,..? 

R: É uma boa sensação porque é um desporto que não é muito vulgar ser praticado por uma pessoa da minha idade e com o meu filho ao lado, ainda é menos, pois no final de cada surfada, cada viagem e cada campeonato podemos relembrar e comentar tudo aquilo que fizemos. Comentar as ondas e manobras como normalmente se faz entre amigos. 


7. Muitas vezes vemo-lo fora de água a dar indicações ao seu filho, durante os campeonatos. Puxa por ele fora de água, dá-lhe indicações, brinca com a psicologia dele e procura sempre motivá-lo. Considero-o como um treinador dele. Será uma mais valia conhecer profundamente o seu filho, atitude, personalidade para conseguir saber o que dizer ou fazer para motivá-lo ao máximo nos momentos chave? Ou acha que ele já não precisa dessa motivação, porque já se auto-motiva?

R: Acho que qualquer atleta precisa de uma motivação por parte de outra pessoa, por muito pequena que seja. Em relação ao meu filho, sempre que ele tem campeonatos estou-lhe sempre a dar força, antes e durante o campeonato, pois também sinto necessidade de faze-lo. 


8. Agora gostávamos de saber se já realizou alguma Surftrip, se tem alguma em mente ou se a sua filosofia dentro do desporto aborda-o de forma diferente, tendo objectivos diferentes quanto a viagens, competição, free-surf. Partilhe um pouco da sua visão enquanto atleta relativamente aos seus objectivos. 

R: Ainda não fiz assim nenhuma Surftrip de grande relevância, mas sempre que marco férias e só com um objectivo: surfar todos os dias. Os meus objectivos neste desporto é poder surfar cada vez mais tempo e conhecer novos sítios, mas praias que não seja preciso ter que ir de avião, pois ainda é um medo que não consegui superar lol. 


9. Relativamente ao estado do BB nacional. Que nos tem a referir da evolução que o BB teve nos últimos anos e por onde acha que deve ser canalizado os esforços dos vários intervenientes da APB para conseguirmos ainda mais e mais visibilidade e investimento no BB. 

R: Acho que as grandes marcas deveriam apostar mais em bodyboarders de todo o país. Apesar de isso já estar a acontecer ainda não é o suficiente em certas regiões. Também acho que durante os campeonatos deviam facultar algum material para quem está na praia poder experimentar e fazer também algumas palestras para sensibilizar as pessoas, para terem uma ideia diferente do bodyboard. 


10. Relativamente ao investimento em camadas jovens, acha que ainda haverá pouco apoio a nível local de pequenos, grandes competidores que nem sempre tem a oportunidade de mostrar o seu valor a nível nacional, por faltar essa agilização das lojas locais para perceberem em quem devem apoiar. 

R: A meu ver, acho que os mais novos já começam a ter mais apoios, pois os patrocinadores já começaram a ver que estes apresentam cada vez mais cedo um nível elevado e uma evolução acima da média, o que permite às marcas um maior retorno. 


11. Por outro lado, surge uma nova forma de viver e apoiar o BB, através do apoio a free-surfers e forma de viver o BB. Acha que esse poderá ser um novo caminho para a evolução do BB, deixando a retribuição dos patrocinadores apenas através de campeonatos/resultados e passar a haver retribuição através de fotos/vídeos de surfadas épicas com os amigos em free-surf? 

R: Acho que o apoio a free-surfers é também um bom investimento, pois estes também conseguem mostrar muito nível quando vão para dentro de água. Acho que merecem também ser apoiados, porque nem toda a gente tem aquela garra para competição, preferem aproveitar as ondas sem qualquer tipo de stress e por vezes em condições bem "insanas". 


12. O que mudaria no BBtotal para que este site estivesse cada vez mais próximo dos atletas nacionais? 

R: Poderiam fazer entrevistas aos atletas directamente na praia, mostrar um pouco mais das camadas jovens, pois eles são o futuro do desporto. 


13. Por fim, deixe uma mensagem à comunidade

R: Nunca desistam dos vossos objectivos. Ride for Fun
 
 
O Pai, SR. SILVA Bbtotalsrsilva.th
Ir para o topo Ir para baixo
 
O Pai, SR. SILVA
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
WIPEOUT :: Caras LINDAS :: Gentelman´s-
Ir para: