WIPEOUT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

WIPEOUT

Dedidcado ao melhor desporto do mundo, BODYBOARD!
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Filipe Gama!

Ir para baixo 
AutorMensagem
João Simões

João Simões


Número de Mensagens : 54
Idade : 29
Localização : Nazaré
Data de inscrição : 06/12/2008

Filipe Gama! Empty
MensagemAssunto: Filipe Gama!   Filipe Gama! Icon_minitimeQua Ago 05, 2009 7:03 am

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM FILIPE GAMA 

30 anos de idade, 17 anos de simbiose com o bodyboard. Este atleta é local da praia de Carcavelos e sua profissão actual "cinge-se" a exercer gestão.. 
 Filipe Gama! Filipegamamxico2004reve



1 - Olá Filipe!! Inicialmente gostava-mos de saber um pouco mais sobre ti. Apresenta-te:

• Nome: Filipe Miguel Lourenço E. Mateus Gama
• Idade: 30 Anos
• Local: Carcavelos
• Anos de bodyboard: 17 anos
• Onda preferida: Supersucks (Indonésia)
• Profissão: Gestor
• Projectos antigos no BB: Clínica de BB – Nova Onda e Competição
• Projectos actuais no BB: Free Surf e Viagens
• Projectos futuros no BB: Free Surf, Viagens e talvez Competição…
• Prone ou DK: Prone
• Aéreo ou Tubo: Tubo
• Grande ou Perfeito: Perfeito

2 - Durante muitos anos foste Top 16 nacional. No entanto, deixaste a competição e dedicaste mais ao Free-surf. Algum motivo especial para essa mudança de atitude?

R: Gostei bastante da competição, pois é algo que nos faz evoluir em todos os sentidos. No entanto, é necessária uma disponibilidade bastante grande para conseguir estar em forma e participar nas diversas etapas, pelo que actualmente face à minha actividade profissional é complicado.


3 - Como competidor durante vários anos, tens o “know-how” sobre o que é viver e treinar de e para resultados competitivos. Quais são os pontos positivos que retiras duma preparação mais competitiva para evolução mais rápida e consistente da linha de onda e bodyboard como atleta? E os negativos (se houverem)?

R: Penso que a competição em si acaba por ser também uma motivação ou objectivo ao qual nos predispomos, pelo que a evolução advém naturalmente. A preparação com uma metodologia mais competitiva é necessária, sendo o mais importante ter a capacidade de realizar uma boa autocrítica para aferirmos onde estamos e onde queremos chegar, mas acima de tudo devemos ser objectivos.


4 – Quando falamos de competição, achas que no tempo que te preparavas já te preocupavas com temas como preparação física, psicológica, nutrição e aquecimento físico? Qual é a importância que achas que cada um tem cada vez mais na obtenção de resultados?

R: Claro que sim, como atleta profissional é extremamente importante equacionar todos estes factores, pois vai contribuir significativamente para a nossa performance.


5 – O free-surf é sem dúvida alguma a mais pura das filosofias de viver um desporto como o bodyboard. Ripar por gosto, com os amigos e nas melhores condições que o mar nos pode oferecer (condições perfeitas – Offshore e mar com poder para voar), sem esquecer muitas das vezes a sociedade exterior em que estamos por força inserido. Qual é a tua opinião acerca do que é para ti o Bodyboard na tua vida, bem como na vida de grande parte dos atletas que estão na água quase todos os dias da semana?? 

R: Na minha opinião, o Bodyboard é sem dúvida um desporto muito especial. Ter o privilégio de apanhar condições perfeitas clarifica expressivamente a nossa visão sobre a modalidade, e transporta-nos para uma sensação impar de bem-estar. É claramente um desporto de emoções fortes. Pelas razões óbvias, a minha vida transpira Bodyboard.


6 – Viajar, é sem dúvida uma das características dum amante das ondas e da evolução do bodyboard. Uns com mais nível dentro de água, outros com performances menores, mas muita vontade de lutar pelo bodyboard, todos viajam. Qual achas que tem sido o papel das viagens na tua vida como atleta, cidadão e aficcionado da riqueza da cultura das ondas mundiais?

R: Felizmente tive a possibilidade de viajar bastante, o que contribui significativamente para o meu crescimento como bodyboarder e como ser humano. Aconselho vivamente todas as pessoas a fazê-lo, pois a riqueza adquirida é algo que apenas nos apercebemos posteriormente. 


7 – Que experiência mais gratificante já viveste nestas viagens, bem como a que mais te fez pensar em que as coisas poderiam não correr tão bem nesse paraíso como tinhas planeado/construído? Que tipo de preparação especial achas que se deve ter antes de viajar??

R: Realizei muitas viagens e todas elas têm um significado especial, mas a viagem à Indonésia em 2005 foi a que mais me marcou. As ondas sem dúvida são uma constante e a sua perfeição é inacreditável. Na altura atravessava uma fase de mudança na minha vida e era altura de tomar decisões. A minha predisposição para beber novas experiências era realmente elevada, e optei por viajar sozinho, talvez por isso consegui absorver toda a energia que a mesma me proporcionou, e tive ainda a possibilidade fazer a retrospecção que planeei. Penso que o mais importante para a preparação de uma viagem é delinear os objectivos da mesma e qual o impacto que procuramos.


8 – Sabemos que és um amante da Crazy Left, na Ericeira. Em poucas palavras define-nos o que te move a seres viciado nessa esquerda tubular da Costa Centro do País?

R: Acima de tudo sou aficcionado de Bodyboard e a meu ver a Ericeira no seu todo apresenta excelentes condições para a prática da modalidade. A opção inicialmente pela Crazy Left devia-se ao pouco crowd, actualmente deve-se à consistência e qualidade.


9 – Qual é para ti em Portugal os 3 melhores sítios para se treinar em alto-rendimento para condições de competição (diversidade de condições), bem como os 3 melhores sítios com maior consistência e qualidade de ondas (caso não seja o mesmo)??

R: A Ericeira, Peniche e Sagres são sem dúvida os melhores sítios em Portugal, seja Free Surf ou Competição.


10 – Aqui há uns anos tiveste uma Escola de Bodyboard, no entanto, abandonaste este projecto. Porque motivo é que abandonaste o projecto? Por outro lado, gostávamos de saber qual a tua opinião acerca da necessidade de obter mais formação dos atletas por estes estabelecimentos de ensino/formação como forma de se adquirir uma evolução mais rápida e consistente? 

R: A “Clínica de Bodyboard – Nova Onda” foi um projecto bastante aliciante que me permitiu ver o desporto de uma outra perspectiva. O meu ex-sócio e grande amigo Bernardo Abreu, foi sem dúvida um dos responsáveis por esta evolução. Em 2005 tive uma oportunidade de crescimento no meu actual emprego e decidi aproveitar. Inicialmente tentei conjugar ambos, mas posteriormente a falta de tempo acabou por ser crucial na minha decisão. Penso que existe uma altura na vida que temos de fazer opções e seguir aquilo que pensamos ser melhor para o nosso futuro, mesmo sabendo que às vezes temos de abdicar do que mais gostamos. O acompanhamento e formação são realmente importantes na medida em que a evolução se torna mais célere e os resultados transparentes.


11 – Como achas que o bodyboard tem evoluído nos últimos anos, aos olhos da tua experiência como bodyboarder conhecedor de várias fases deste desporto?? 

R: É realmente visível a evolução do desporto. Este progresso deve-se ao crescimento, empenho e também evolução de todas as pessoas que trabalham diariamente para este desenvolvimento. Obviamente que o aparecimento das escolas e a maior divulgação por parte dos media contribuíram claramente para a imagem do Bodyboard. 


12 – Ainda se sente por parte deste desporto a falta de alguém a trabalhar ainda mais fortemente a imagem do bodyboard para este crescer não como o Surf, não como o Longboard, mas sim à sua imagem e à sua personalidade. Se tivesses de dizer a algum atleta em dúvida se deveria fazer Bodyboard ou algum dos outros desportos, como lhe definias em poucas palavras o que é fazer bodyboard??

R: Obviamente que sou suspeito nesta afirmação, mas Bodyboard é emoção, adrenalina, desafio, enfim é vida…


13 – Correm rumores pelas praias portuguesas que irás voltar este ano à competição. Confirmas esta vontade?? 

R: Como referi no início desta entrevista, gosto bastante da competição, pelo que estou a ponderar a hipótese de voltar a competir no próximo ano, mas apenas o Circuito Nacional, e talvez algumas etapas do europeu em Portugal.


14 – Por último, gostávamos que deixasses uma mensagem a toda a comunidade.

R: Vivemos para ser felizes, por isso não deixem nunca de perseguir os vossos sonhos…
 

Filipe Gama! Screenhunter01aug051400
Ir para o topo Ir para baixo
 
Filipe Gama!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
WIPEOUT :: Caras LINDAS :: Gentelman´s-
Ir para: