WIPEOUT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

WIPEOUT

Dedidcado ao melhor desporto do mundo, BODYBOARD!
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Entrevista a André Cameron

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
João Simões

João Simões


Número de Mensagens : 54
Idade : 29
Localização : Nazaré
Data de inscrição : 06/12/2008

Entrevista a André Cameron Empty
MensagemAssunto: Entrevista a André Cameron   Entrevista a André Cameron Icon_minitimeDom Jan 25, 2009 11:55 am

André Cameron

Profissão: Fotógrafo (apaixonado há mais de 40 anos!)

Idade: 50 anos

Hobies: Músico na Orquestra Gulbenkian

Origem: Norte Americana

Entrevista a André Cameron 308366222_NJP4M-S-3


P– Como apareceu a paixão pela fotografia na sua vida?

R: O meu pai adorava fotografia. Todos os fins-de-semana ia com ele tirar fotos. A minha mãe comprou-me a minha primeira máquina em 1964 para eu puder tirar as minhas próprias fotos na exposição universal "World Fair" em Nova Iorque. O mundo visto dos olhos de uma criança de 7 anos. Desde então nunca mais perdi o gosto.




P – O seu site é (WWW.ONDASLOKAS.COM). Gostava de saber como surgiram os desportos de ondas no seu reportório fotográfico? Sentiu que necessitava de apoiar este desportos com a captação de bons momentos dos amantes das ondas?

R: O meu site WWW.ONDASLOKAS.COM é um site de fotografias de bodyboard e surf. Não pretende ser uma revista, mas um foto blog. Isso quer dizer que eu gosto de mostrar muitas fotos, não só as melhores. As pessoas assim têm a mesma experiência que eu tive quando estava a tirar as fotos. Se fosse uma revista só podia mostrar as fotos de alta qualidade. ONDASLOKAS é diferente. Faço isso para me divertir. Meto fotos de profissionais e principiantes. Comecei o site na Caparica em Março de 2007. No início ONDASLOKAS era só fotos tiradas na Caparica dos meus amigos e outros que frequentavam aquelas praias. Não tinha experiência com este tipo de fotografia mas aprendi com os atletas. Eles davam-me dicas e eu passei horas e horas a tirar fotos. Naquela altura muitos deles não tinham fotos dentro da água. Os fotógrafos e as revistas estavam interessados em profissionais ou atletas com muito talento. ONDASLOKAS foi um grande sucesso, porque dava uma oportunidade a todos - não só aos melhores - para verem as suas fotos. Podem seguir os meus progressos no ONDASLOKAS. Não escondo nada. Aprendi com os atletas e continuo a aprender. Já fui criticado por não escolher só as melhores fotos para o site. Mas as críticas não são dos atletas. Eles pedem cada vez mais - e gostam. É isso que me interessa. ONDASLOKAS para todos. Dois meses depois de começar o site, comecei a tirar fotos noutros spots além da Caparica.




P – De volta ao seu site verificamos ao abri-lo que tem uma foto de bodyboard a ser votada para um concurso CANON, “A MISSÃO”. Algum motivo especial para ter escolhido uma foto deste desporto como destaque e espelho do seu trabalho?

R: Estou a participar no concurso CANON, "A MISSÃO" sim e escolhi uma foto de bodyboard, porque a considero uma das melhores que até hoje, já tirei. Quando tiro fotos de bodyboard sinto a adrenalina a fluir no meu corpo. Estou a espera da manobra, do momento certo. Quando tudo sai bem, a luz, a manobra, a expressão na cara do atleta, o impacto do momento, para mim é uma sensação única!




P – Por vezes, os amantes do bodyboard compram fotos de bons momentos vividos em free-surf, umas vezes por emoção, mas outras simplesmente pelo facto de ser a sua auto-criação num momento de inspiração prodígio durante o contacto com a natureza. Como distingue uma foto com potencial para revista duma foto meramente banal (luminosidade, posição do atleta, ângulo de captação da foto, etc)?

R: Para mim uma boa manobra não necessariamente quer dizer que vai ser uma boa foto. Como já disse, há vários factores. O mais importante é a luz. Depois é o impacto do momento. Cá por mim é o momento de impacto mais do que a manobra que faz uma boa foto. Também gosto de ver grandes manobras e se há uma manobra que coincide com o tal "impacto do momento" a foto vale 10 pontos! A expressão na cara do atleta também é outro aspecto muito importante.





P – Como vê o mercado da fotografia nacional dentro do bodyboard, ao nível de venda de fotos a atletas e revistas, comparativamente ao surf e outros desportos de água com maior dimensão? O que ainda se tem de mudar?

R: Não sei como está o mercado. Eu sei que tenho muitas encomendas, mas não de revistas. Os atletas estão mais interessados. Pensava que as revistas iriam estar interessadas nas minhas fotos do SPECIAL EDITION, mas nada aconteceu. Mas devo dizer que aquelas fotos foram um sucesso em todo o mundo. No primeiro dia ONDASLOKAS registou 127 000 visualizações! Cinco dias depois mais de 500 000 !!! As minhas fotos do SPECIAL EDITION apareceram e continuam a aparecer em blog´s da Ásia a América do Sul.




P – Em que praias tem mais prazer em fotografar e porquê?

R: Como já referi anteriormente, comecei na Caparica, mas agora vou de norte a sul. Frequento muitas vezes o Guincho, porque é o que fica mais perto da minha rotina diária e assim posso lá ir logo depois do trabalho.




P – Não sei se terá algum atleta preferido quanto ao seu estilo de ripar, voar ou simplesmente entubar. Mas gostaríamos que nos desse alguns nomes de atletas e ou sessões (locais) que tenha tido particularmente prazer em fotografar por alguma razão especial, bem como gostávamos de saber qual a manobra acha que esteticamente consegue maior destaque na sua objectiva?

R: Relativamente à sessão fotográfica mais fantásticas que tive até hoje, claro que foi a realizada há pouco tempo no SPECIAL EDITION. Mas, já tive muitas boas sessões no Guincho e na Praia Grande. No Guincho, gosto muito de tirar fotos de Bruno Dias e Nuno Rodrigues. Quando eles estão na água, duma certeza não me livro: “vou-me divertir a fazer os click´s”.




P – Antes de terminar, gostava de saber das três formas de fotografar um atleta, fora de água (areia), dentro de água (mergulhado na água) ou em cima dum barco, qual é que dá mais prazer para um fotógrafo e porquê? Quanto a condições técnicas. Que tipo de material acha essencial para se começar como fotógrafo ao nível de objectivas, máquina fotografar, sua velocidade de captação de imagens e por ai adiante?

R: Eu só tenho experiência de tirar fotos fora da água. Por razões de saúde, nunca vou poder tirar fotos dentro da água. Mas eu uso uma lente super zoom! Uma Sigma 300-800mm. Antes usava a Canon 40D e uma Mark II-N. Agora só tenho a Mark II-N.





P – Gostava que deixasse um comentário sobre o nosso site BBtotal.com, bem sobre o estado do bodyboard nacional.



R: Bbtotal.com é o melhor site de bodyboard em absoluto. Informativo e divertido. É um "ponto central" para todos os atletas. E quero agradecer ao BBtotal por ter mostrado as minhas fotos do SPECIAL EDTION!


Entrevista a André Cameron 2205_el_rollo
Ir para o topo Ir para baixo
_m@rocas_
Admin
_m@rocas_


Número de Mensagens : 162
Idade : 36
Data de inscrição : 05/12/2008

Entrevista a André Cameron Empty
MensagemAssunto: Re: Entrevista a André Cameron   Entrevista a André Cameron Icon_minitimeDom Jan 25, 2009 12:26 pm

bom fotografo... mais um que faz pelo amor ha fotografia do qual algumas revistas nqo dao a devida importançia
Ir para o topo Ir para baixo
https://wipeout.forumeiro.com
 
Entrevista a André Cameron
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O algarvio elemina André Botha nas Canárias
» Entrevista: Ana Rita

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
WIPEOUT :: Caras LINDAS :: Gentelman´s-
Ir para: